Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ASSIST

ASSIST



O ASSIST – teste de triagem para álcool, tabaco e substâncias (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test) é um questionário de triagem breve para detectar pessoas que usam substâncias psicoativas. Ele foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por um grupo internacional de pesquisadores (entre eles a professora Rosali, que leciona aulas na UFPR), sendo um método simples de triagem do uso nocivo ou de risco  de álcool, tabaco e drogas ilícitas. O questionário investiga o uso de:

·          tabaco
·          álcool
·          maconha (cannabis)
·          cocaína
·          anfetaminas
·          sedativos
·          alucinógenos
·          inalantes
·          opiáceos
·          outras drogas

O ASSIST é direcionado principalmente para profissionais de atenção primária à saúde para o uso em suas rotinas de trabalho. Pode ser útil também para outros profissionais que trabalham com pessoas que tenham problemas relacionados ao uso de drogas.
De acordo com a OMS, os profissionais de atenção primária são o primeiro nível de contato que os indivíduos, família e comunidade têm com o sistema de saúde e constitui a primeira parte de um processo de atenção à saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS) é formada por profissionais de saúde de diversas formações, como: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, auxiliares e agentes comunitários de saúde que são treinados e formados para o trabalho em equipe e para responder às necessidades locais de saúde da comunidade.
O ASSIST fornece informações sobre:
·          as substâncias que as pessoas usaram em sua vida;
·          as substâncias que as pessoas usaram nos últimos três meses;
·          problemas relacionados ao uso de substâncias;
·          risco atual ou futuro de problemas;
·          dependência;
·          uso de drogas injetáveis.

O ASSIST pode ajudar a identificar o uso de substâncias como causa de uma doença atual. Isto pode alertar as pessoas que elas podem estar sob o risco de desenvolver problemas relacionados ao seu uso de substâncias no futuro e propicia o início de uma discussão com paciente sobre seu uso atual de drogas. O ASSIST pode ser associado a uma intervenção breve para ajudar usuários de risco a diminuir ou parar seu uso de droga e então evitar os danos conseqüentes deste uso.
A triagem objetiva detectar problemas de saúde ou fatores de risco em estágios iniciais, antes que eles causem doenças graves ou outros problemas. A OMS identificou alguns critérios para decidir quais problemas são adequados para a triagem (veja no Quadro 1 o resumo destes princípios).


Quadro 1: Critérios para triagem
·          A condição é um problema que afeta significativamente a saúde e bem-estar de indivíduos ou da comunidade.
·          Existem tratamentos aceitáveis ou intervenções disponíveis para pacientes que apresentem escores positivos.
·          Identificação e Intervenção precoce leva a resultados melhores do que quando tratados em estágios posteriores.
·          Existe um teste de triagem satisfatório no qual é aceito pelos pacientes.
·          O teste de triagem  deve ser disponível a custos razoáveis.

 
O ASSIST conta com um “quiz” que ajuda o profissional, que esta entrevistando o paciente, a orientá-lo quanto ao uso dessas substâncias, de acordo com a pontuação que o entrevistado atingir.





Texto por MAURICIO ARASE - Equipe Viver não é uma droga






Nenhum comentário:

Postar um comentário